Casando com Estilo
 (24) 2247-0691 e (24) 98809-9717
Telefone
e-mail Facebook Pinterest

Fechar Fechar

Entrevista: Cartório

O cartório da 1ª Zona Judiciária de Petrópolis realiza casamentos há mais de 100 anos realizando os processos para Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Tutelas, Curatelas e Falências, tudo com simpatia e dedicação, num amplo espaço na Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 30/101.

Quem disse que casamento no civil não tem graça?

As cerimônias realizadas no cartório da 1ª Zona Judiciária de Petrópolis são animadas e muitas vezes acontecem debaixo de uma chuva de arroz para trazer aos noivos muita sorte.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE divulgada em novembro de 2009 revelou que houve um aumento de 4,5% no número de casamentos oficializados no Brasil.

Para Luís Manoel Carvalho dos Santos, oficial do cartório de Petrópolis, isso mostra que os casais voltaram a acreditar no matrimônio: "Há alguns anos as pessoas estavam desacreditando na instituição do casamento, mas agora houve uma virada nesse quadro e os casais estão querendo mais segurança na hora de escolher alguém para dividir a vida, e a oficialização do casamento traz essa segurança".

Outro ponto ressaltado pelo oficial é que hoje em dia é muito mais fácil casar, isso porque o processo pode durar apenas 60 dias: "Com toda a documentação em dia, basta dar entrada no pedido de casamento e em 60 dias ou menos, conseguimos marcar a data".

Em média o cartório de Petrópolis realiza de 80 a 100 cerimônias e a novidade fica por conta da Internet, é possível casar à distância com a ajuda dessa ferramenta tecnológica: "Conseguimos quase todo o processo do casamento através da Internet, desde o preenchimento dos documentos necessários até a cerimônia de fato, para aqueles noivos que não podem comparecer ao casamento por algum motivo, temos um sistema que exibe imagens ao vivo de tudo que acontece na sala de casamentos".

Outro fator que contribuiu para o aumento do número de casamentos é a questão do barateamento do processo, hoje a variação de preço pode chegar até R$ 300,00 e os pagamentos são facilitados.

Mas mesmo com todas essas informações e dados estatísticos o real fator para o aumento do percentual de casamentos é o amor: "As pessoas estão acreditando mais umas nas outras e ninguém casa sem ter esperança que vai dar certo. O amor está falando mais alto novamente" - revela Luís Manoel.

Localização e contato



   

Véu




 

Em que mês casar?

 

  Como marcar o casamento.

Veja a lista de documentos e o que você precisar saber.